15 de agosto de 2017

Dica do Salvati: A taça indicada para cada tipo de vinho

Cada vinho possui características que o torna único, seja devido à variedade da uva, ao clima, ou ao método de elaboração. Degustar a bebida na taça certa ajuda a evidenciar todas essas particularidades do sabor.
Veja aqui um guia de taças corretas para cada tipo de vinho:

Vinhos tintos:
Combinam com taça de bojo grande e borda fechada, como a taça Bordeaux.

Vinhos brancos:
Combinam com taças mais baixas e de bojo menor. Elas permitem que seja servida uma menor quantidade, não deixando tempo para a bebida esquentar.

Vinhos doces:
O ideal é servir os vinhos doces ou suaves numa taça mais baixa, de bojo pequeno e estreita na borda, pois este vinho também costuma ser apreciado em doses menores.

Espumantes:
A taça para espumante é chamada de Fleute, por conta do seu formato fino e alongado (como uma flauta). Esse formato conserva as bolhas na bebida por mais tempo. 

Taça ISO:
Essa é a taça padrão, que funciona para qualquer tipo de vinho. Geralmente, é utilizada em restaurantes ou eventos de degustação. Na dúvida, a taça ISO sempre trará um resultado satisfatório.

Além disso, o modo de segurar a taça também faz diferença na degustação. O correto é segurá-la pela haste, para que o calor da mão não seja transferido para a bebida e a mão não tape a visão para dar flexibilidade ao agitar a taça.
Viu só? Agora você já sabe que taça escolher conforme os vinhos que você costuma tomar e servir seus convidados!

Gostou da dica? Então deixe um comentário!


MARCADORES:

Compartilhe

Deixe seu comentário

ATENÇÃO: Os comentários abaixo são de total responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da construbelmais


Posts recentes

Dica do Salvati: A taça indicada para cada tipo de vinho - Vinícola Salvati & Sirena